A liberdade é um dos privilégios mais importantes e valiosos que temos na vida. Mas não apenas a liberdade física, a liberdade de escolha, viver livre de medo, de fome, doenças, etc. Em resumo, todos os tipos de liberdade.
E os cães? Há cães verdadeiramente livres? Ainda há! Soube de um deles há uns tempos atrás. Um verdadeiro cão livre! Em todos os sentidos e com todas as liberdades que se pode ter, aquele tipo de cão que está certo do que pode fazer e faz, se quiser, quando quiser e como quiser e não vale a pena dizer nada, ele faz bem, mesmo muito bem.
É um cão que não é de ninguém, ele é que escolhe quem é dele!…
Como todos os cães livres sabe evitar problemas, sabe fazer escolhas e sabe respeitar espaços e medos de outros cães. Sabe dizer-lhes “não te preocupes, eu não sou um problema e até te posso ajudar.” E é isto que é lindo, quanto menos pessoas interferem na educação de um cão e mais lhe é permitido viver como um cão, menos problemas o cão tem com o mundo e menos dores de cabeça dá a quem o rodeia.
Este cão é uma verdadeira luz, daquelas que não se apagam nunca. Como um dia alguém escreveu: “…os cães também regressam, sei muito bem que andas por aí.”
João Pedro
Educador Canino
Mania dos Cães – Educação Canina