A XS não sabe sentar, deitar, dar a pata ou qualquer outro truque! Nunca lhe ensinei nada! Estranho, não é?
A verdade é que isso não lhe faz falta para nada e a mim muito menos. Não é por um cão sentar ou deitar a pedido, ou saber fazer muitos truques, que se vai portar bem ou deixar de ter problemas de comportamento. De que me serve ensinar um cão a sentar a olhar para mim de cada vez que aparece alguma coisa a que ele reage? Não serve de nada, o que lhe estou a fazer é transformá-lo num robot e a impedi-lo de aprender a resolver a situação como o faria naturalmente!
Se lhe tivesse dado espaço e deixado aprender a resolver a situação ele nunca teria o problema!
Curiosamente, são esses humanos que mais falam em “deixar o cão ser cão”, o que no meu conceito significa: “faz do cão um robot e ensina-o a não fazer mais nada que não seja olhar para ti…”.
Não quer isto dizer que o cão deve andar por aí num estado semi-selvagem, mas sim que deveríamos pensar se realmente é boa ideia dar tantas orientações, pedir tanta coisa, exigir tanto e acabar por fazer dos cães seres completamente dependentes que não sabem resolver nada por eles ou cheios de problemas por não terem a possibilidade de ter um comportamento natural.
João Pedro
Mania dos Cães – Educação e Treino Canino
Subscreva a newsletter