Sem dúvida que nesta altura para os cães (pelo menos a maioria), é uma grande alegria não ficarem sozinhos em casa todos os dias. Contudo, nós humanos sabemos que esta realidade não vai durar sempre, e por isso precisamos de tomar certas precauções para evitarmos problemas, como por exemplo ansiedade por separação, quando tudo voltar ao normal.
Nesta fase em que estamos muito presentes, é fácil, e diria mesmo lógico, interagirmos mais com os nossos cães. Ajuda-nos a estar ocupados e a passar melhor o tempo. E, além dos passeios, temos mais tempo para jogos com os nossos cães, passamos mais tempo com eles no sofá e muito naturalmente eles seguem-nos em casa para todo o lado.
Nada disto é errado ou mau! É um comportamento natural. A única questão que não devemos, nem podemos, esquecer é que mais tarde toda esta interação e companhia podem trazer uma fatura.
Na educação do cão, a melhor forma de evitar problemas é antecipar e prevenir e para mais tarde não nos depararmos com problemas como a ansiedade por separação, híper apego e outros.
Devemos ter em conta alguns aspetos importantes e simples de adotar nesta fase de isolamento. Assim será boa ideia manter os horários e número de passeios diários, em casa podemos e devemos interagir com o nosso cão através de jogos de estimulação mental, por exemplo um tapete olfativo.
Também é boa ideia esconder pedaços de ração pela casa para o cão procurar, um bom osso para roer será uma excelente ideia e o nosso cão vai agradecer. Aqui podemos aproveitar para deixar o nosso cão sozinho num quarto separado, assim conseguimos fazer a “manutenção” da solidão. Como se pode perceber, são atividades em que o cão está sozinho com uma atividade e tratam-se de atividades que têm a vantagem de cobrir necessidades básicas do cão como estimulação mental, trabalho de nariz, concentração, independência, entre outros.
Depois podemos ter os nossos momentos no sofá, o cão estará mentalmente tranquilo e num estado mental favorável ao descanso e podemos aproveitar umas horas de descanso ao lado do nosso cão. Aqui vamos ter um momento de muita companhia e pouca interação.
Na educação de um cão, tudo o que é demais é prejudicial e o mesmo se aplica na carência. É importante encontrarmos um meio termo que satisfaça o nosso cão, não a nós que temos consciência da realidade, mas o nosso cão, pois é ele que quando voltar tudo ao normal vai sentir a mudança.
Protejam-se e protejam os vossos cães, em breve estará tudo bem.
João Pedro
Educador Canino
Mania dos Cães – Educação e Treino Canino
Subscreva a newsletter