A técnica de treino canino com resultado rápido

Vivemos sem tempo, procuramos soluções rápidas e eficazes para tudo, ou quase tudo. Há comprimidos para quase todas as dores, refeições rápidas, treino rápido, aplicações que facilitam quase todas as tarefas, tecnologia para nos aproximar de quem está longe e por aí adiante.

No treino e educação dos nossos cães é igual. Apesar de acreditarmos que não há resultado sem trabalho, procuramos dicas, sugestões, conselhos, algo que nos ajude a solucionar rapidamente determinado comportamento ou nos explique a técnica infalível para o nosso cão aprender aquele truque.

Encontramos um titulo que fala de  uma dica, uma técnica para resultados rápidos e vamos ver (caso contrário não estaria a ler este texto). Mas a realidade é que não há! Pelo menos desde o respeito e empatia pelo cão. 

Mas garanto que há uma forma infalível de conseguir resultados duradouros. 

Tudo começa por deixar de procurar soluções rápidas, simples e eficazes. Não existem! Enquanto andarmos nisso vamos passar o tempo a desviar a atenção do nosso objectivo principal.

A resolução de um problema de comportamento ou o simples ensino de um cão são coisas sérias, uma abordagem errada pode condenar o nosso cão ao fracasso, arrastá-lo para problemas de comportamento sérios. Pesquise, mas fuja de quem lhe diz que é simples, que o problema é o cão ou a pessoa. Fuja também de quem tem muitas teorias e explicações, na maior parte dos casos isso é incerteza. 

O segredo é simplificar, procurar quem chama as coisas pelos nomes, foge de complicações,  teorias e técnicas que para alguém que apenas quer compreender e ajudar o seu cão, não significam nada. 

Quando procuramos ajuda damos o primeiro passo, depois só precisamos de ter vontade de aprender a ver o mundo pelos olhos do cão. Temos meio caminho percorrido, avançamos e percebermos que entendemos o nosso cão e ele nos entende! A satisfação é grande. A certa altura já nem nos lembramos do problema, a determinado momento do percurso ficou para trás! E porquê? Porque aprendemos a entender a linguagem do nosso cão e a comunicar com ele e estamos a fazê-lo naturalmente no dia a dia!

“Sin duda, parece claro que tenemos un camino por delante, que en el futuro evitará muchas agresiones caninas. El camino de la comunicación. Una gran política de prevención es fomentar la comprensión del lenguaje canino, para evitar la aparición de conflictos y si ya aparecieron, para solucionarlos.”

Do livro “Sobre perros que dejaron de morder, cuando las personas empezaron a escucharles” de “Santi” Jaime Vidal Guzmán (Mas Que Guau)

João Pedro – Educador Canino

Mania dos Cães – Educação e Treino Canino