Tem um problema com o seu cão? Então é porque o seu cão tem um problema…

A mesma foto com um aspecto diferente.

Do lado esquerdo a foto original, do lado direito a foto trabalhada num programa de tratamento de fotografia. Para chegar ao resultado final foram usadas ferramentas de tratamento de imagem e assim chegamos à foto que vemos. Se falarmos em culinária é igual, se falarmos em mecânica igual, no ensino também, para tudo há ferramentas!… Em todas as áreas existem ferramentas que devemos usar para conseguirmos chegar ao resultado.

Na educação/treino de cães é igual, temos várias ferramentas, que se podem chamar técnicas, que bem usadas nos permitem prevenir e/ou corrigir comportamentos. Mas, é preciso pôr em prática! Na maioria dos casos o comportamento tem origem no ambiente do cão e não no cão, se corrigirmos ou adaptarmos o ambiente o problema desaparece, por exemplo “o meu cão ladra muito…”, primeiro precisamos perceber o que faz o cão ladrar, há sempre um motivo para isso. Depois trabalhamos o ambiente para eliminar o motivo, isto pode implicar vedar o acesso a uma zona, reduzir visibilidade a estímulos, etc. E o problema ladrar está resolvido!

E reparem nunca falei em usar acessórios de treino, porque vão estragar a vida do cão a curto/médio prazo, não lhe vão ensinar nada, apenas vão castigar um comportamento, ou seja, resolvo o meu problema que era o cão ladrar mas não ensino o cão que não precisa de ladrar, apenas o ensino que se ladrar é castigado…

Se tem um problema com o seu cão é porque o seu cão tem um problema, resolva o dele e o seu também estará resolvido, é assim simples!…

João Pedro – Educador Canino

Mania dos Cães – Educação e Treino Canino